terça-feira, 2 de janeiro de 2018

# agência # aula da blogueira

Agência Bahost | primeira apresentação em público 🙏



Bom dia galeras, tudo bem com vocês? 
Como vocês já sabem, eu curso publicidade e nessa jornada louca que é o Técnico em PP, temos que criar uma agência de comunicação para realizar serviços primeiramente fictícios e no final do curso conseguir um cliente real, foram seis meses intensos cheios de trabalhos e dinâmicas até que nos juntamos para criarmos a agência, esse grupo então segue até o término do curso juntos. Pra alguns é estranho se imaginar fazendo trabalhos em grupo com as mesmas pessoas (que você nunca viu na vida e nem sabe se são tao legais assim) durante um ano, mas é uma experiencia nova e um aprendizado a cada trabalho.  Enfim, sem mais delongas, apresento a vocês a agência de comunicação Bahost!

Vou explicar um pouco para vocês como surgiu a Agência Bahost:
Então pessoal, logo no início do curso a turma toda se deu bem, mas como em toda turma, surgiu alguns grupinhos, sempre tem alguém que tem mais afinidade um com o outro, e no curso de PP não foi diferente, me dei super bem com 4 meninas e ja tínhamos pensado em criar uma agencia que tivesse algo voltado ao sereísmo pois as cinco somos apaixonadas por sereias, foi a primeira coisa que notamos ter em comum... a agencia ainda não tinha nome, logomarca mas tinha muita alma e isso é o combustível principal para um sonho dar certo, mas ....


... com esse governo "lindo" que temos, ficamos 40 dias de greve e nesses dias algumas das meninas conseguiu emprego em turno integral, outra por motivo pessoal acabou saindo do curso e quando as aulas voltaram havia sobrado somente eu e outra "sereia". Até fizemos alguns trabalhos juntas mas uma agência deve ter no mínimo 4 integrantes então tivemos que nos separar, a professora colocou uma em cada grupo e eu conheci o pessoal da Bahost, eles ja tinham uma ideia inicial totalmente diferente da minha, é claro, mas tive que entrar na ideia deles e deixar a minha em "stand by". 


Para criar uma agência de publicidade, em primeiro lugar você deve escolher um nome novo, inovador e que nao exista nada que possa ser referenciado e isso é uma tarefa MUITO DIFÍCIL, sério, muito!


Numa primeira conversa eles me passaram um Briefing da agencia deles que se chamava "JOKER'S Comunicação " , criamos identidade visual e tudo mais, até que fomos pesquisar no Google e ja existia no mínimo umas 2 agências com o mesmo nome e assim morreu a Joker's Comunicação 


 RIP JOKER'S 

Logo depois de sofrer com a morte da Joker's, começamos do zero pensando em outro nome que nos representasse, muitos rascunhos, cafés, balas, e folhas amassada, chegamos em "MART" Comunicação,    Malu, Alex, Rafael, Thais, poderia ter um nome mais criativo que nos representasse tanto quanto esse?
Primeira letra de cada integrante do grupo e comunicação por seremos todos da área da comunicação, a alegria voltou, o entusiasmo também, bora desenhar a identidade visual e tudo mais, pega canetinha, folha nova e cuida cada traço, após ficar tudo lindo, chamamos a professora para olhar e ela nos vem com a notícia: 
" Pessoal, acho que ja existe uma agencia com esse nome" , PQP, amassa o papel e começa tudo do zero novamente ....

RIP MART


E agora, começar tudo de novo mesmo? Gente, vocês não tem noção da tristeza que foi ter que começar de novo depois desse nome, estávamos tao entusiasmados com a ideia do nome que já havíamos até imaginado como seria apresentar a nossa agencia pros professores e colegas. Mas isso tudo faz parte da publicidade que nos faz quebrar a cabeça pensando sempre em algo diferente e que nunca tenha sido visto antes. Passou uns dois dias e a gente la sofrendo pelo fim da Mart Comunicação, até que tivemos a ideia de referenciar nossa agencia com o nosso estado, somos três gaúchos e meio (um é Paulista mas decidimos que ele sera gaúcho a partir de agora hahaha), e então escolhemos usar uma gíria do Rio Grande do Sul no nome, entre um lista com mais de vinte gírias, optamos pelo Bah que significa diversos sentimentos como alegria, surpresa, admiração e pra continuar o nome escolhemos a palavra Host que é uma nomenclatura digital que referencia a hospedeiro de informações que organiza essas informações e depois disponibiliza as mesma pra grande rede, com a junção dessas duas palavras surgiu a Bahost, a cores escolhidas verde e vermelho são exatamente os tons das cores da bandeira do Rio Grande do Sul e o nosso símbolo visual é a letra O com os traços de frequência em cima e embaixo que simboliza o envio de informaçao para os cliente, maaaas dessa vez para não sofrermos tanto como nas duas ultimas vezes, pesquisamos antes de desenhar e
graças a Deus, ó pai todo poderoso que esta la nas alturas olhando por nós todos os dias,
não tinha NADA na internet com esse nome, foi um nome tao único que até o Google não soube dizer o que significa hahahah, agora sim, pega caneta, folha e bora trabalhar .... 

Tivemos que organizar toda a agência em 2 semanas para apresentar pra banca, a banca é como se fosse um The Voice (bela comparação hein Malu rsrsr) mas com as cadeiras já viradas para você, bem na sua frente ficam todos os professores, no nosso caso foram seis e atras desses professores fica além de toda a tua turma, mais umas duas que tu nunca viu na vida mas que também estudam PP que estão ali pra ver você passar uma vergonha coletiva com os coleguinhas. 
Nesse momento de apresentação da banca você deve fazer de tudo para convencer os professores de que a tua agencia é a melhor opção que um cliente pode ter, deve ter autonomia e segurança para defender o nome e logotipo, porque sim, eles vão falar do o nome e do logo da agencia e sim, vão achar mil e um defeitos, mas você mais do que ninguém sabe que não tem defeitos então vai ter que defender com unhas e dentes a tua agencia e mostrar pra eles que é assim porque SIM. 

Depois de escolhido o nome, fizemos o BrandBook que é um livro onde conta o que é a agencia, quem somos, nossa filosofia e tudo mais, adesivos para divulgação da agencia e uma camiseta como uniforme para irmos todos iguaizinhos na apresentação né. 
Na camiseta decidimos brincar com um acróstico (um dos trabalhos de comunicação visual que tivemos foi um acróstico) deixando em foco o nome da agência e usando gírias gaúchas. 




Estava tudo pronto pra apresentar, no dia anterior fizemos o ensaio no turno da manha mas infelizmente eu tive uma noticia muito triste a noite, minha avó faleceu e eu tive que ir as pressas pro interior, não pude estar presente no trabalho mais importante do semestre. Eu senti não ter participado da apresentação de algo que também é meu, que eu também criei, senti não estar junto     aos meus colegas na primeira apresentação do nosso "filho", mas foi por um motivo de força maior     e põe força nisso, tive que ser muito forte para lidar com a morte da minha avó.  Eles explicaram a situação para os professores, fizeram uma apresentação incrível, o que eu não tinha dúvidas de que iria acontecer e só ganharam palmas e elogios de todos os professores. 

E a minha nota? Bom, os professores me avaliaram pelo processo de criação, viram o quanto eu me empenhei e me dediquei para criar a Bahost e me deram nota máxima. 

agora é aproveitar as férias e voltar com todo gás para trabalhar, trabalhar e trabalhar!

O que vocês acharam da agência? Tem mais alguém ai que gosta de Publicidade, ja cursou ou pretende cursar? 

Deixe os comentários aqui embaixo que vou adorar conversar com vocês. 
Beijos e até mais. 


6 comentários:

  1. So nice and interesting post, like it.

    New post is on my blog. Happy New Year!
    http://thestoryofagothic.blogspot.rs
    visit my blog, Maleficent

    ResponderExcluir
  2. A cada post desses eu fico mais animada com PP, que incrível todo esse processo, Malu! Imagino a frustração de vocês quando descobriam que os nomes já estavam sendo usados, mas no fim, deu tudo certo e eu adorei Bahost haha. Sinto muito pela tua vó, muita força pra ti! Que bom que os professores foram compreensivos!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabs, tudo bem por ai?
      Poisé menina, PP nos faz passar cada raiva hahahah, mas é muito gostoso o processo de criação, vale a pena.

      Sim, os professores entenderam meu lado, fiquei muito grata por isso.

      Obrigada, temos que ser forte nessas horas, perder quem a gente ama é muito dificil, mas faz parte da vida né.

      Beijos

      Excluir
  3. Menina, que demais ! E que bom que os professores entenderam o que você estava passando né ?

    O meu pai se formou em Publicidade "depois de véio" kkk... e eu pude acompanhar com ele esse processo de criação da agência... não lembro bem qual era o nome, mas tinha a ver com sorvete kkk.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Cores das Amigas - Instagram |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaa que legal, deve ser mais empolgante ainda ver nossos pais passando por situações que nós estaríamos passando se estivesse escolhido esse curso kkkkk


      Obrigada, beijos

      Excluir

Oiii gente!!!
Obrigada por visitar meu blog, deixa teu comentário e não esquece de colocar teu link pra eu retribuir a visita, hein!!! ♥

Beijo, se cuidem!

Popular